A gordura pode proporcionar rejuvenescimento
e harmonização facial para você.

O envelhecimento

Durante o processo de envelhecimento, os tecidos da face não somente sofrem flacidez, mas também perdem volume. Em outras palavras, conforme o tempo passa, seu rosto cai e murcha. Isso não parece muito animador, mas é a mais pura realidade. Alguns processos contribuem para isso:

Para entender melhor esse processo, pegue duas fotos de uma mesma pessoa, uma com ela jovem e outra com idade avançada. Preste atenção nas mudanças que ocorrem:

Esse processo tem sido cada vez mais estudado pela ciência e por profissionais dedicados em combater os efeitos do envelhecimento na face. Dr. Zamarian tem se dedicado cada vez mais em aprimorar as técnicas que usa para rejuvenescimento da face, e o enxerto de gordura tem sido um divisor de águas neste quesito. Os resultados têm sido cada vez mais animadores, e o elevado grau de satisfação dos pacientes tem estimulado o aprofundamento de pesquisas nessa área.

Essa maravilhosa precursora de células-tronco: a gordura

Células-tronco são células indiferenciadas ou pouco diferenciadas e que têm a capacidade de multiplicarem e se diferenciarem em um dos 200 diferentes tipos de células que existem no corpo humano. A gordura é precursora de células-tronco, e tem a capacidade de rejuvenescer a pele sob a qual ela é injetada. Esse é um processo que está sendo muito estudado, mas o que importa saber agora sobre isso tudo é que, diferentemente do ácido hialurônico que somente preenche, a gordura preenche e rejuvenesce.

Esse processo de rejuvenescimento é visto não somente no início, logo após a aplicação do enxerto de gordura, mas a melhora é progressiva e pode ir melhorando durante anos, aquela região. Um exemplo disso são as rugas do chamado código de barras, nos lábios, especiamente no lábio superior. Essas rugas são formadas pela perda de volume ao longo dos anos. Muita gente atribui essas rugas ao ato de fumar, mas mesmo pessoas que nunca fumaram apresentam essas rugas. Ao injetar um enxerto de gordura para tratamento das rugas do código de barras, inicialmente é observado uma restauração do volume labial, e melhora de uma pequena porcentagem das rugas, podemos dizer entre 20 e 30%. Após seis meses, a melhora costuma atingir 40 a 50%. Após um a dois anos do tratamento, cerca de 60% a 70%, em média. Após 5 anos do enxerto de gordura para código de barras, a melhora pode atuingir 80 até 100%, em alguns casos. A melhora, portanto, é lenta e progressiva.

O ácido hialurônico preenche, mas a gordura preenche e rejuvenesce

Maravilhoso, não? Os resultados são mais animadores, ainda. Vamos diferenciar os efeitos após a aplicação de ácido hialurônico e gordura:

Por esse motivo, Dr. Zamarian tem se dedicado cada vez mais em aprimorar as técnicas de enxerto de gordura, para promover não somente uma harmonização facial em suas pacientes, mas também um rejuvenescimento sem igual.

Mas a gordura não absorve?

É verdade, sim, que uma parte da gordura enxertada é absorvida durante o processo de enxerto. Entretanto, Dr. Zamarian utiliza algumas técnicas para diminuir a absorção de gordura e maximizar os resultados para seus pacientes:

Mesmo realizando os detalhes técnicos apresentados acima, Dr. Zamarian ainda utiliza uma aplicação de cerca de 20% maior de volume de gordura do que o necessário, já contando com uma pequena absorção que ainda ocorre após a aplicação. Com isso, os resultados geralmente são satisfatórios já na primeira aplicação. Em apenas alguns poucos pacientes, cerca de 5%, pode ser necessára uma complementação depois, ou com um pouco de ácido hialurônico ou com um pouco mais de gordura, especialmente em áreas que estavam muito debilitadas de volume antes do enxerto.

É importante lembrar que, quando há uma absorção da gordura após o procedimento, o que diminui é o efeito de volume que a gordura exerce, mas o efeito de rejuvenescimento permanece inalterado.

O rosto fica gordo?

Não, de forma alguma. O procedimento não é realizado para deixar o rosto gordo. É realizada apenas uma reposição do volume perdido com o envelhecimento, mas tudo de forma natural, deixando um aspecto de jovem, e não de gordo. Além disso, esse procedimento seguro ao ponto de que qualquer excesso de gordura, o corpo inteligentemente acaba absorvendo. Mesmo quando desejam-se ter lábios bem carnudos, a quantidade de gordura utilizada precisa ser muito grande, a fim de se ter algum resultado de aumento de volume. Ou seja, quando se deseja "exagerar" com enxerto de gordura, dificilmente se consegue com apenas uma única aplicação, podendo ser necessária mais de uma aplicação para se obter algo demasiadamente volumoso.

Diferentes tamanhos de gordura

Quando se fala em enxerto de gordura, como já descrito acima, já é somente retirada de um local e imediatamente injetar em outro. Isso pode resultar em resultados grosseiros e alta taxa de absorção da gordura. Além dos processos mencionados de lavagem e centrifugação da gordura, Dr. Zamarian afina a gordura com esse equipamento que ele trouxe dos Estados Unidos, e a separa em três diferentes tamanhos:

Resumindo o quadro acima, quanto mais fina a gordura, mais discreto é seu resultado em termos de volume, porém maior seu uso para rejuvenescimento. Dessa forma, durante o plano cirúrgico, Dr. Zamarian anota em sua ficha não somente cada área da face que será preenchida, mas também qual das três diferentes gorduras que ele irá utilizar em cada uma delas.

Por falar nisso, vamos descrever as regiões que podem ser tratadas com enxerto de gordura.

Áreas da face que podem ser tratadas com gordura

A única região que é proibida de ser preenchida devido ao risco de cegueira é a glabela. Mesmo assim, Dr. Zamarian consegue de forma segura injetar logo acima dela e deslisar o volume para baixo com o auxílio dos dedos, quando percebe ser necessário melhorar o volume da glabela.

Áreas que costumam precisar de nanogordura

Essas regiões mencionadas acima, se estiverem muito marcadas, por vezes precisam de mais de um tamanho de gordura, por exemplo micro ou miligordura profunda e nanogordura superficial, para se obter um resultado melhor.

Pacientes com indicação para rejuvenescimento e harmonização com gordura

De um modo geral, não há contraindicação para o procedimento. Pacientes que procuram a clínica Zamarian para harmonização facial com gordura e rejuvenescimento costumam ter a partir de 40 anos de idade (ou uns anos a menos se tiver um envelhecimento precoce). Acima dos 45 a 50 anos, muitas vezes procuram para fazer associado ao lifting de face, pois a queda dos tecidos da face já começa a ser visível. Quando associado ao lifting de face, os resultados são muito mais evidentes, uma vez que a queda dos tecidos e a flacidez é tratada ao mesmo tempo em que o enxerto de gordura é realizado.

Quanto mais espessa a pele, mais naturais e previsíveis são os resultados. Pacientes com pele muito fina podem precisar de uma quantidade maior de nanogordura para se obter uma melhora na qualidade da pele, de dentro pra fora.

Lifting de face com harmonização com gordura

Antigamente, a cirurgia de lifting de face era realizada somente para levantar os tecidos e retirar o excesso de flacidez de pele. Muitos pacientes precisavam de tratamentos complementares como preenchimento com ácido hialurônico para melhorar a perda de volume causada pelo envelhecimento. Conforme os estudos foram aprofundando e percebeu-se que a face realmente perdia volume com o avançar da idade, o lifting passou a ser associado ao enxerto de gordura, tornando-se um tratamento muito mais completo, e de resultados muito melhores e mais duradouros.

Atualmente, cerca de 95% dos casos em que o Dr. Zamarian realiza lifting de face, ele também associa o enxerto de gordura. Com isso, os resultados ficaram mais que duas vezes melhores, com um acréscimo de apenas duas horas e meia de tempo de cirurgia. É importante lembrar que o enxerto de gordura diminui a necessidade de preenchimento com ácido hialurônico após a cirurgia, mas não dispensa o uso de toxina botulínica (Botox) como tratamento complementar, uma vez que a gordura preenche como o ácido, mas não exerce o efeito de paralisação de músculos que o Botox faz.

Blefaroplastia com enxerto de gordura na face

Outra cirurgia que também pode ser associada ao enxerto de gordura é a blefaroplastia, ou cirurgia plástica das pálpebras. Essa cirurgia pode ser indicadas em pacientes que precisam de enxerto de gordura, têm as pálpebras com excesso de pele ou de gordura, mas cuja face não está com queda de tecidos ou flacidez.

Pré-operatório

A consulta

Durante a consulta para rejuvenescimento de harmonização facial com gordura, Dr. Zamarian vai listar todas as regiões da face que têm indicação do enxerto de gordura, além de determinar qual a gordura a ser utilizada em cada uma delas. Ele vai explicar sobre o procedimento, o que esperar de resultado de acordo com sua anatomia, e os cuidados necessários para sua melhor recuperação.

Área doadora de gordura

Além de avaliar a face, ele vai verificar de qual sregião irá ser coletada a gordura para enxerto. A primeira escolha é a face interna de coxas, em mulheres, mas outras áreas podem ser escolhidas, caso a face interna de coxas já tenha sido submetida a lipoaspiração ou não tenha gordura suficiente. As áreas doadoras podem ser:

Plano cirúrgico

O plano cirúrgico consiste nas anotações em sua ficha dos detalhes que serão realizados em sua cirurgia (áreas a serem enxertadas, área doadora, tipos de gordura, etc.), bem como a necessidade de outros procedimentos associados, como lifting de face ou blefaroplastia. Esse plano será seguido à risca no dia da sua cirurgia. Dr. Zamarian irá fazer marcações (desenhos) em seu rosto, na sala de cirurgia, com você acordado, seguindo o plano cirúrgico. Esses desenhos indicam onde realizar cada enxerto de gordura e são fundamentais para o direcionamento dos enxertos, uma vez que sua anatomia pode se modificar após você se deitar na mesa cirúrgica.

Os medicamentos que deverão ser suspensos

Dr. Zamarian vai conversar com você sobre a medicação de que você faz uso regular e se há a necessidade de suspensão antes da cirurgia.

Exames

Alguns exames são necessários para avaliar a saúde do paciente e permitir que a cirurgia seja realizada de forma segura e sem surpresas. Caso haja alguma alteração nos exames, não significa que a cirurgia não possa ocorrer, mas que as alterações precisam ser avaliadas e corrigidas se possível, antes do procedimento.

Dr. Zamarian solicita os seguintes exames:

A cirurgia

Coleta de gordura

Dr. Zamarian realiza uma pequena lipoaspiração na área doadora para colher a gordura para enxerto. Na grande maioria das vezes, essa coleta é de pequeno volume e pouco modifica a área doadora.

Preparo

Após a coleta, a gordura é lavada com solução de ringer-lactato e deixada por um tempo curto para flutuação. A gordura dos dois terços inferiores é aspirada para o interior de seringas que são colocadas na centrífuga. Após centrifugar, a gordura é passada pelos transferidores que reduzem o tamanho dos glóbulos de gordura em miligordura, microgordura e nanogordura, sendo a quantidade de cada gordura dependente de cada caso.

Enxerto

Usa-se uma microcânula para a injeção (enxerto) da gordura nas regiões desejadas. Cada região tem uma profundidade e quantidade específicas para se obter o resultado desejado. As áreas que precisam de mais volume são tratadas com miligordura. Locais de pele fina e que precisam de um resultado mais delicado são preenchidos com microgordura. Já as regiões que apresentam muitas rugas e precisam de pouco volume são tratadas com nanogordura.

Pós-operatório

Edema

O inchaço nesse procedimento ocorre porque são necessárias várias passadas de microcânula no mesmo lugar, em profundidades e sentidos diferentes, a fim de otimizar a pega do enxerto e promover resultados naturais, sem causar nódulos de necrose gordurosa. o edema é maior no dia seguinte ao procedimento, à tarde, e começa a melhorar a partir do segundo dia após a cirurgia. Caso o edema esteja importante no seu primeiro retorno ao consultório para avaliar os curativos, Dr. Zamarian pode prescrever medicamentos que ajudam a acelerar o processo de desinchar.

Equimose (roxo)

A equimose, ou o roxo, também é decorrente da passagem da microcânula, e tem seu auge no quinto dia após o procedimento. Isso ocorre porque o sangue demora até cinco dias para chegar à superfície da pele e mostrar sua cor. A hemoglobina, componente das hemáceas que compõem o sangue, demora três semanas para se degradar por completo, e esse fenômeno pode ser acompanhado de acordo com a cor aparente em cada fase de sua degradação e absorção: primeiro roxo, depois verde, finalmente amarelo e então a cor some.

Absorção da gordura

Nos primeiros sete dias após o procedimento, a mudança é rápida. Ocorre, inicialmente, um aumento do volume por edema e em seguida começa a desinchar rapidamente. A pega maior da gordura é dada nos primeiros sete dias, que é a fase mais crítica e quando os pacientes são orientados a guardar um repouso maior para evitar interferir com o resultado da cirurgia. Após a primeira semana, o edema vai sumindo lentamente, ao mesmo tempo em que ocorre uma absorção lenta de parte da gordura enxertada. Aos quatro meses após o procedimento é que se considera que aquela quantidade de gordura que ficou é a definitiva, não se esperando diminuição no volume após esse período.

Duração do resultado

A gordura enxertada deve durar muitos anos, comportando-se conforme a área doadora, mas a gordura que já existia no rosto deve continuar sofrendo uma diminuição contínua decorrente do envelhecimento. Assim, espera-se que o procedimento mantenha um bom resultado por dez a quinze anos, pelo menos.

O que esperar do seu enxerto de gordura?

A partir do momento em que o enxerto de gordura é realizado na face, a gordura passa a agir, melhorando a hidratação da pele, o brilho, o viço, a qualidade da pele como um todo. É como se a face parasse de envelhecer e começasse lentamente a rejuvenescer. Esse processo permite dizer que o resultado fica melhor conforme o tempo vai passando, de tal forma que após um ano o aspecto está melhor que dois meses logo após o procedimento. E a melhora não pára por aí. Após cinco anos ainda podemos ver rugas diminuírem ou sumirem.

Dr. Zamarian frisa: "Desconheço outro tratamento estético que seja tão animador quanto o enxerto de gordura. O laser melhora a pele de fora para dentro, mas a gordura injetada tem a capacidade de melhorar a pele de dentro para fora, de uma forma mais eficaz e empolgante que o laser. Além do mais, ela preenche e harmoniza, melhorando o efeito de perda de volume da face decorrente do envelhecimento. Por fim, a gordura não causa alergia, por ser da própria pessoa, e há um vasto estoque dela nas áreas doadoras."

Ligue agora e agende uma consulta para rejuvenescimento e harmonização facial com gordura

Agende sua consulta para rejuvenescimento e harmonização facial com gordura com Dr. Walter Zamarian Jr. em Londrina, Paraná. Entre em contato com a Clínica Zamarian e fale com uma de nossas secretárias, que podem tirar suas dúvidas e agendar sua avaliação.

Você está pronto para essa nova mudança? Ligue agora e agende uma consulta!

Agende sua consulta para rejuvenescimento e harmonização facial com gordura em Londrina com Dr. Walter Zamarian Jr.

(43) 3356-0506

Cirurgião Plástico em Londrina - PR

info@zamarian.com.br

Rua João Wyclif, 111, Sala 1702
Londrina - PR
CEP 86050-450
Brasil

📞 (43) 3356-0506

(43) 99177-9779



Siga no Instagram: @walterzamarianjr